Management & Booking

Paula Freitas

pfifict@hotmail.com

(351) 917078549

Yara Gutkin

yaragutkin@hotmail.com

Subscribe for updates

© 2019 by Yara Gutkin.

Yara Gutkin, nasceu em Madrid em 1986.

É cantora, pianista, compositora e maestrina coral portuguesa, com formação em música erudita e influências de world music. 

Concluiu os cursos complementar e superior de piano respectivamente na Escola de Música N.ª Sr.ª Senhora do Cabo em Linda-a-Velha (EMNSC) e na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART). Obteve um Mestrado em Piano Performance com a mais alta classificação, na Universidade do Kansas, EUA. Na mesma universidade realizou estudos em composição, canto e direcção de orquestra com David Neely e Kip Haaheim. Estudou canto com as professoras Joana Levy e Maria João Sousa e direção coral com os maestros Henrique Piloto e Paulo Lourenço. Foi professora assistente de piano durante dois anos na Universidade do Kansas. Estudou piano com Lidia Lantos, Mariana Cruz, Caio Pagano, Paulo Alvares, Sequeira Costa, e Steven Spooner.

Como Cantora, desde criança faz locuções e dobragens para Disney, entre outros e variados spots publicitários. Os grupos com quem tem actuado incluem a banda de Júlio Pereira, o duo Gutkin & Queener, a banda Sunny Side Five. Cantou e gravou nacionalmente e internacionalmente junto de artistas importantes como Mayra Andrade, Júlio Pereira, António Zambujo, Norton Daiello, Rogério Charraz, Pedro Branco, António Portanet, Diogo Picão, e João Afonso.  "MAMA" é o seu primeiro álbum de estreia em Março de 2019, um projecto de canções de embalar no qual é a criadora e codirectora musical juntamente com Kent Queener.

Como maestrina, tem dirigido diversos coros, o Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras, Coro Infantil e Femenino do Conservatori del Liceu de Barcelona, o Oeiras International Choir e Coro da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. É maestrina do Coro de Santo Amaro de Oeiras (CISAO) desde 2011.  
Em 2012 foi distinguida com o primeiro prémio no concurso 2012 Global Youth Music Contest, promovido pela ONU, com a peça "Meu Planeta Azul".
 Em 2013 foi galardoada por mérito profissional pelo Rotary Club de Oeiras, pelo
 seu excelente valor artístico e notável trabalho e dedicação ao CISAO. Dirigiu dois estágios de coro nível universtário na ESART.

 

Como pianista,

Apresentou-se em diversos concertos na Europa e Estados Unidos e como solista em orquestras sob a direcção dos maestros Henrique Piloto, Dagmar Kocman, Pedro Figueiredo e Osvaldo Ferreira. Participou em inúmeros cursos e festivais nacionais e internacionais como "Festival de La Música Espanhola y Latino Americana", "American Liszt Society International Festival, Liszt-Garrison Festival" - nos Estados Unidos, "Amalfi Coast Music and Arts Festival" - Itália, "X Semana Internacional de Piano de Óbidos", "Dias da Música do CCB", "Festival Búsica"- Portugal, e em master-classes orientadas por Vitaly Margulis, Adriano Jordão, Filipe Pinto-Ribeiro, Oxana Yablonskaya, Tânia Achot, Tereza Berganza, Pedro Burmester, Jun Kano, Bryce Morrison e Luiz de Moura Castro, Ian Hobson, Elizabeth e Eugene Pridonoff, John Perry, Stanislav Potchekin, Tensy Krismant e Aldo Ciccolini. Em 2005 ganhou o Concurso de Solistas da ESART, no qual se apresentou a solo com a Orquestra Sinfónica da ESART com o Concerto para Piano e Orquestra n.º 1 de D.Chostakovich. Foi premiada como aluna de mérito desta escola em 2006, tendo a média mais alta da Escola Superior de Artes. Em 2006 foi vencedora do Concurso Nacional de Piano de Ourém no nível superior e foi finalista no Concurso Galego-Português de Piano "Real Club Náutico de Vigo" e semi-finalista no "Liszt-Garrison Internacional Piano Competition"nos Estados Unidos. Tem dado aulas de piano em diversos conservatórios e foi professora convidada da Escola de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

 

Como compositora, tem-se dedicado a transcrever para piano as obras de guitarra solo do seu pai, Carlos Gutkin assim como os Bailados Russos de Stravinsky.  Compõe e faz arranjos para coros. As suas peças registadas são o arranjo coral "Meu Planeta Azul", e os originais "O boneco de Neve", "Felipe o Tubarão", "Reefs", "Deixa ser a mais". 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now